20 março 2006

H.O.J.E

... a Terra é iluminada pelo Sol de igual forma no hemisfério sul como no hemisfério norte
Em astronomia, equinócio é definido como um dos momentos em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra). cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste.
A palavra equinócio vem do Latim e significa noites iguais. Os equinócios acontecem em março e setembro, as duas ocasiões em que o dia e a noite tem duração igual. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol é o instante em que metade do corpo solar está acima (ou metade abaixo) do horizonte, e o pôr do Sol o instante em que o corpo solar encontra-se metade abaixo (ou metade acima) do horizonte. Com esta definição o dia durante os equinócios tem 12 horas de duração.
No hemisfério Norte o equinócio de Março é o Equinócio de Primavera (chamado de Verão ou Vernal), e o de Setembro é o Equinócio de Outono. O inverso ocorre no hemisfério Sul. O Equinócio de Primavera (hemisfério Norte) ocorre nos dias 20 ou 21 de Março ( nas culturas nórdicas esta data era festejada com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa), e o de Outono em 22 ou 23 de Setembro. A data varia devido aos anos bissextos, que deslocam o calendário das estações em um dia. Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os equinócios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol periélio viaja mais velozmente do que quanto está mais longe afélio.
Fonte: Wikipédia
Início. Novo ciclo.
Dizem muitas coisas desse período. Entre elas que é tempo feito para repensar, perdoar – e pedir perdão. Coincidentemente - ou não - eu quero, sinto necessidade e almejo essa reflexão.E que venha... Sempre verdadeira; a mudança. Sem perder a essência. De dentro pra fora. Mereço (cemos) isso. Certeza única.
.
Equinócio
(João Pellegrino/ João Suplicy)
Viva o momento agora
Não gaste o relógio
Sinta o meu perfume
Estamos em pleno equinócio
Deixa fluir a magia
Gostosa do encontro
Relaxe o seu corpo
Vou massagear o seu ombro
Existem mil maneiras
De dizer
Sem usar palavras
Vê se escuta
O meu silêncio
Que grita imenso
O meu sentimento
E então
Viva o momento agora
Não gaste o relógio
Sinta o meu perfume
Estamos em pleno equinócio
Antes do amanhecer
Eu te quero de novo
Estivemos no mar
Acordamos em forma
De concha
Existem mil maneiras
De dizer
Sem usar palavras
Vê se escuta
O meu silêncio
Que grita imenso
O meu sentimento
Por você