02 março 2006

Carnaval Parte I: Tradicional

Sexta-feira já estava em contagem regressiva para a madrugada que viria. Um pouco de trânsito - muito menos do que eu esperava - e cheguei em casa. Arrumei minha mala, separei minha fantasia e aos poucos os integrantes da Ala SambaAlegre foram chegando. Na sala, arrumávamos as fantasias e adereços, passávamos cafezinho e tomávamos energético para segurar o pique na avenida. Eu comi muito com medo de que caísse minha pressão ou qualquer piripaque desses que tenho vez ou outra. Nos divertimos com um clima de tensão e ansiedade no ar. Dançamos e cantamos o samba enredo na sala de casa e, antes das três e meia Ivonte toca a campanhia do lar. Ivonte dirige uma perua escolar. Ela nos levou e buscou com - atraso, mas buscou - até o sambódramo. Nós oito chegamos fantasiados, armados e encaveirados até os dentes e lá ficamos. A escola que desfilou antes da mocidade foi a Vai Vai. No esquenta ouvi a bateria da Vai Vai e já arrepiou tudo! Uma coisa tem que ser dita: que primor é o acabamento das fantasias da Vai Vai: um luxo! Fiquei encantada vendo aquelas cores, aquele clima surreal. As horas passam, o dia amanhece e pouco antes de amanhecer chega o ônibus da escola com o costeiro - parte da nossa fantasia. Apelidado carinhosamente como caveirão, o costeiro era gigante e pesado. Vestimos e não podíamos mais ficar um do lado do outro porque as caveiras enroscavam umas nas outras. Bateu cansaço e um pouco de irritação. Dor nas costas. Fomos caminhando para concentração ao som da Vai Vai e logo estávamos posicionados para entrar na avenida. O cansaço foi embora assim que ouvi Daniel Collête - nosso interprete - cantar o hino da escola. Arrepiou e fiquei muito emocionada - só não chorei porque tive vergonha, confesso. E aos poucos estávamos na avenida. A Drica gentilmente cedeu o lugar dela para que eu pudesse passar ao lado da bateria - momento único. Trinta e dois minutos de pura energia e emoção. Valeu cada minuto. Voltamos para casa e assistimos ao desfile - deixei gravando - e até então não conseguia associar que minutos atrás estava lá: eu participei daquele desfile. Sensação estranha. Misto de felicidade e encantamento.
Preparativos.
.
.
.
.
.
No Anhembi