12 novembro 2005

Tudo, tudo na Bahia faz a gente querer bem. A Bahia tem um jeito...

"Quero viver em Salvador e quando envelhecer me mudar para Itaparica. Eu e meu nego. Morar numa casa singela com janela colorida." Voltei assim; sonhando...

Salvador me surpreendeu. E eu gosto do que surpreende. Tinha uma idéia formada sobre a Bahia e ao chegar - num belo dia de sol - essas idéias foram por água abaixo. A partir de então, me entreguei às descobertas e tudo o que a cidade poderia me proporcionar. Poucos dias. Muitos lugares. A cada paisagem, nascer e pôr-do-sol eu agradecia pelo privilégio de poder vivenciar e estar ali. Volto em breve (quem sabe na baixa temporada?) para conhecer outras facetas de Salvador.

Amigo soteropolitano e boêmio que chamo carinhosamente de Meu Rei nos recepcionou - eu e minha mãe - deliciosamente bem. Stella Maris. Quiosque à beira-mar com isca de peixe, cervejinha e conversa boa. No sábado - como combinado - eu e ele fomos comer escondidinho e de lá fomos para o Festival de Reggae da Bahia. Foi massa!

Degustei comidas típicas: bolinho de estudante, moqueca de peixe, queijo coalho, acarajé, amendoim cozido, escondidinho, doce de umbu. Só faltou comer a cana que vende na praia; espetada em um palito de madeira! Conheci lugares como Morro de São Paulo, Praia do Forte, Praia de Guarajuba, Ilha dos Frades, Itaparica, Lagoa do Abaeté, Piatã, Farol da Barra, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Catedral Basílica de São Francisco, Centro Histórico de Salvador (Pelourinho). Assisti - logo no primeiro dia - o Balé Folclórico da Bahia no teatro Miguel Santana. Imperdível!

Amei a Bahia.
T u d o e todos os dias.
Sem exceção.

"Diga aí, diga lá
Você já foi à Bahia, nega? Não?
Então vá, então vá..."
Lá e Cá - Lenine
Composição: Lenine / Sérgio Natureza
.