27 outubro 2005

EU FAÇO

BIODANZA: Técnica criada em 1965 pelo antropólogo e poeta chileno Rolando Toro Araneda a partir de pesquisas desenvolvidas no Centro de Estudos de Antropologia Médica da Escola de Medicina da Universidade do Chile. Estas pesquisas visavam inicialmente explorar o uso da música e da dança no tratamento de pacientes no Hospital Psiquiátrico de Santiago no Chile. As experiências desenvolvidas com esse tipo de paciente permitiram a construção de um modelo teórico e um repertório de músicas e exercícios, que serviram de suporte para que esse tipo de trabalho fosse testado e aperfeiçoado também fora do ambiente hospitalar.
"Pude constatar que, durante as danças, apareciam modelos universais de expressão relacionados às diversas emoções. Assim, pude dar uma estrutura ao meu trabalho, na qual música, movimento e situações de contato e continente afetivo formavam uma perfeita unidade. Criei algumas danças e exercícios a partir dos gestos naturais do ser humano, com finalidades precisas, para estimular a vitalidade, a criatividade, o erotismo, a comunicação afetiva com outra pessoa e o sentimento de pertencer ao universo." Retirado do livro Biodanza - Rolando Toro
.
.
Ela leu sobre isso em algum lugar. Do que contou eu me interessei no ato. Começamos a procurar espaços em São Paulo para fazermos aulas - achamos pouquíssimos lugares e desses poucos; infelizmente nossos horários não batiam. Daí, Marga encontrou um espaço bacana e começou a frequentar. Convidou para uma aula experimental e eu simplesmente AMEI. Tatí, te quero ano que vem comigo lá.