27 outubro 2005

Casamento à portuguesa, com certeza!

Linda, sorridente e feliz. Uma moleca vestida de noiva. No sábado, ao deixar a igreja - quando me viu - piscou e mostrou a língua fazendo careta. Caí na gargalhada. Assim foi o casamento da minha prima. Intimidade? Não, não temos. Nos foi tirado esse privilégio. Coisas de família. Não compartilhamos momentos na adolescência, não convivemos juntas nem trocamos confidências e mesmo assim - como toda essa distância (convívio) - temos tantas coisas em comum... Ano passado sua irmã mais velha casou - meu debute num casamento matinal. E que lindo que foi! Cena que não me esqueço: nosso encontro no banheiro feminino e um desabafo preso na garganta durante anos. Acredito que há um momento certo para as coisas acontecerem - e que minha vózinha está dando uma força. Sinto que estamos no caminho certo ou pelo menos começando bem.
Diálogo hilário pré-casamento
-Você está nervosa com o casamento?
-Não , nem um pouco. É mais a correria, o cansaço e a preocupação para que tudo dê certo.
- Ah, já sei! Você está preocupada com "a noite de núpcias"!
- (cara de ãh?!) É vó - afirmou com a cabeça - também...
Nota da noiva: "Senti vontade de perguntar a minha avó o que ela acha que eu vou fazer no Dr. Jair - gineco da família - todo ano. Tipo; será que ela acredita que ele seja podólogo nas horas vagas?"
Pitaco meu: A falta de clareza no que se quer dizer e o interesse (excessivo) pela vida do outro - sem que se olhe para o próprio umbigo; já causou danos demais. Tem gente que aprende. Outras que não entendem tão fácil ou se recusam a enxergar. Enfim, cada um é como sabe ser no momento. Nossa geração optou por se divertir com os inconvenientes ao invés de futricar. Como eu disse, já é um bom começo.