26 julho 2005

Quem tem medo de Clarice Lispector?

Dela, tenho uns quatro ou cinco livros. Até o momento nenhum lido por completo. Há mais ou menos um ano atrás eu comecei a ler A Paixão Segundo G.H. Enlouqueci. Algumas frases ecoavam durante dias na minha cabeça. Algumas outras eu gravava - em tom dramático - em meu gravador. Clarice leva para caminhos no qual o ser humano tenta desviar. Frente a frente com tua essência - boa e ruim. Ela assusta.
Fujo dela, confesso. Acho que ela percebeu isso e agora me persegue. Evidências: Tudo começou quando folheando a Revista VEJA outro dia li uma citação dela - sim, a frase ficou vagando na minha cabeça. A Tatí me emprestou um livro - ótimo, por sinal! - e o autor a relembra a cada duas páginas, no mínimo. Duas semanas atrás comprei um livro - influenciada por esse que estou lendo - e qual foi meu espanto ao ver seu nome no prefácio do livro. Margarete voltou de viagem e me deu um cartão lindo - muito fofo! - no qual a frase do cartão era dela: Clarice Lispector. Hoje a caminho do trabalho passei pela banca de jornal... e lá estava ela estampando a capa da revista - foto ao lado. Comprei a revista e descobri que ela foi a grande homenageada pela Flip.
Pela presença indireta e constante e - principalmente - pelo meu grande interesse na sua obra: eu me rendo!